Betting Up

Mercado Livre em 25% das PMEs & TikTok chega ao 1 bilhão

As principais notícias do mercado de inovação da semana: TikTok ultrapassa o bilhão; Mercado Livre e as PMEs e muito mais.

Published

on

/Morse Up
As novidades desta plataforma que vos fala!

01/ Comemorações no Morse
Chegamos à 300ª Edição de nossa Newsletter na mesma data em que a Camila de Lira completa 3 anos incríveis aqui conosco. Parabéns, Camila!! E muito obrigado por toda dedicação, competência, carinho e trabalho na construção do Morse.

02/ Novidades no Morse
Estamos com novidades em nossos canais; o www.morse-news.com está de cara nova, repaginado e com uma navegação otimizada para organizar todo conteúdo das 300 edições e muito mais. Ah, também temos a nova versão do portal institucional do Morse, com um resumo de tudo que já fizemos, temos feito e queremos fazer por aqui: www.morse.digital. E, para fechar, o Morning Call, nosso podcast com o resumo do resumo do mundo digital aplicado aos negócios vem ganhando cada vez mais ouvintes trazendo ótimos feedbacks, e você, já nos acompanha lá? Por fim, temos uma última novidade, essa de realmente dar orgulho, e para marcar uma nova etapa aqui em nossa trajetória, mas ainda não deu tempo de estar tudo pronto para divulgar, então acho que fica pra semana que vem. Mas, querem apostar o que pode ser?


/What’s Up?
O que agitou os últimos dias em nosso mercado

03/ 1 a cada 4 PMEs tem metade da sua renda vinda do Mercado Livre
Estudo feito pela plataforma de marketplace mostrou o real impacto do Mercado Livre no ecossistema de pequenas e médias empresas brasileiras. De acordo com o estudo, 270 mil PMEs do país usam o Mercado Livre – na América Latina o número é de 500 mil. De todas as PMEs, para 25% a plataforma gera entre 51% e 90% da sua renda. Outro ponto interessante é que 84% das PMEs que passaram a vender na plataforma expandiram a atuação regional. Na América Latina 40% das PMEs receberam sua primeira oferta de crédito pelo Mercado Pago. No Brasil, esse número é de 24%. Na América Latina, 6 em cada 10 empresas tomam crédito para capital de giro. Uma bela forma de PMEs alcançarem novos clientes e alavancarem suas vendas, mas ainda existem muitos desafios em retenção e recorrência, criando suas próprias bases de clientes.

04/ TikTok chega a 1 bilhão de usuários por mês
O TikTok revelou que tem 1 bilhão de usuários globais ativos por mês, mostrando em números o que outras redes sociais já estavam de olho, que é o formato de vídeo curto. Apesar do número ser alto, a rede social ainda está atrás do Facebook, que possui 2,89 bilhões de usuários mensais ativos, porém já ultrapassou o Snap e Twitter, por exemplo, que possuem 500 milhões e 330 milhões de usuários respectivamente. Um ponto interessante aqui é que o TikTok levou quase a metade do tempo que o Facebook para chegar na marca do 1 bilhão.

05/ Na falta de programadores, startups apostam em ‘atalho’ para digitalização
De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o setor deve demandar cerca de 420 mil profissionais até 2024, ao passo que, por ano, são formados aproximadamente 46 mil profissionais no País. Para desafogar esse gargalo, startups estão desenvolvendo novas ferramentas que facilitam a criação de apps personalizados mesmo por quem não entende de tecnologia, a modalidade é chamada de “low code” ou “no code” e já falamos dela por aqui há algumas semanas, inclusive. Vale a pena ficar de olho nas empresas brasileiras que estão desenvolvendo essas soluções e o Morse está aqui para ajudar 🙂 Para quem quiser estar por dentro do assunto, basta acompanhar o Digitaliza.ai no Instagram ou por nossa Newsletter exclusiva para esse assunto.


/Following Up
Novidades dos assuntos que já temos acompanhado por aqui

06/ Facebook encerra construção de Instagram Kids após criticas
O Facebook estava na tentativa de implementar o Instagram Kids mas desistiu da ideia depois de enfrentar críticas de legisladores e dos próprios usuários. No entanto, a rede afirma que irá continuar com esforços de tornar a mídia mais segura e vai trabalhar em uma expansão de recursos para implementar uma supervisão dos pais.


07/ Google desiste de lançar conta bancária para usuários
Já que o assunto é “não lançar um produto”, vamos falar do Google: a Big Tech já tinha anunciado até mesmo parceria com bancos como o Citigroup, mas resolveu dar para trás com o seu projeto avançar no mundo financeiro. O Google não vai mais colocar o Plex, seu produto que ofereceria contas correntes para os usuários do Google Play. A empresa agora vai focar menos no usuário final e mais em fornecer serviços para os bancos e fintechs.


08/ Facebook vai investir US$ 50 milhões para construir o metaverso de maneira responsável
Ainda sobre o Facebook, a bola da vez vem com um peso de US$ 50 milhões, sendo esse o valor do fundo que a rede planeja investir para criar o metaverso de maneira mais responsável. Chamado de Fundo de Programas e Pesquisa XR, o investimento será destinado para programas de pesquisas externas ao longo de dois anos. Lembrando que o Facebook já financiou pesquisas acadêmicas sobre o impacto social dos vestíveis de RA e solicitou propostas de hardware de RV.


09/ Netflix faz primeira aquisição no mundo de games
Estamos observando bem os movimentos da Netflix no mercado de games e, nesta semana, ela fez um difícil de não ver: compraram o Night School Studio. O NSS é um estúdio que cria jogos e é responsável pelo Oxenfree. Ou seja, a Netflix não está para brincadeira.


/Coming Up
Radar do Morse sobre novas tendências, produtos e serviços

10/ TikTok faz primeira entrada no mercado de NFT
A ByteDance lançou uma coleção de NFTs com seis de seus vídeos mais populares. Um dos vídeos que será vendido como NFT é do rapper Lil Nas X, inclusive. A ideia do TikTok, na verdade, é mostrar para os criadores do app que é possível ganhar mais receita com os vídeos criados por ali, já que eles são os que vão receber uma porcentagem maior da venda do Token Digital.


11/ LinkedIn está testando serviço de eventos digitais pagos
A rede social da Microsoft vai oferecer a possibilidade de criadores fazerem eventos ao vivo – e cobrar por eles – na plataforma. A feature ainda está em teste dentro do LinkedIn, mas faz sentido dentro da estratégia de aumentar o conteúdo de learning dentro da rede. De acordo com o Techcrunch, a plataforma terá um dashboard para monitorar como as vendas estão indo e para organizar o evento online.


12/ Designer do iPhone e do iPad vai desenvolver 1º carro elétrico da Ferrari
O que a Ferrari e a Apple têm em comum? Agora, o mesmo design. Calma, que estamos falando do profissional. Isso mesmo, Jony Ive, criador do iMac, iPod, iPhone e o iPad ao lado de Steve Jobs, vai desenvolver o design do primeiro carro elétrico da marca italiana que está previsto para chegar ao mercado em 2025. A decisão do designer veio em um momento em que o Apple Car sofreu um golpe com a saída de Doug Field para a Ford. Para saber mais sobre o Ive, um dos primeiros Ghost Interview foi com ele 🙂


/Betting Up
Notícias que não saíram mas que, por nossas análises, apostamos que devem acontecer em breve

13/ Amazon pode transformar AWS em loja de apps
Este seria um passo natural para a Big Tech que já detém uma fatia de 40,8% do mercado de cloud. De acordo com o The Information, internamente, já existe uma disputa entre Amazon e Microsoft, pensando principalmente nos contratos de nuvem. Por aqui, a gente imagina que um caminho para a AWS seria passar a oferecer aplicativos e serviços de terceiros, virando uma verdadeira loja de aplicativos para as empresas que usam a AWS. Não apenas via API, mas via apps mesmo.


/Fighting Up
Update dos movimentos das big techs, concorrentes e reguladores na briga por dados, audiências e capacidade de monetização

14/ Macy’s não quer que Amazon coloque outdoor em seu prédio
A Macy’s está batendo o pé mas de forma legal com seu proprietário para impedir que a Amazon use um outdoor que fica em cima de sua loja principal mais icônica. A rede de lojas de departamentos está pedindo à Organização Kaufman que interrompa um possível acordo com a Amazon para usar o outdoor no topo de sua localização na histórica Herald Square. Tudo isso porque a Macy’s acredita que essa ação pode ser ruim para sua marca e seus negócios.


15/ China definirá regras de governança para algoritmos nos próximos anos
O Governo chinês terá leis para o uso de algoritmos até 2024. A Administração do Ciberespaço da China (CAC) disse em comunicado que os algoritmos desenvolvidos por empresas de tecnologia devem manter os valores fundamentais do país e que as empresas devem estabelecer sistemas para que as ferramentas garantam segurança e sejam “justas e transparentes”. Mais um passo do Governo para reduzir o poder das Big Tech chinesas…!

Continue Reading

Trending

Copyright © 2021 Morse News